40º Congresso do ANDES-SN define Plano de Lutas do Setor das Estaduais e Municipais

Publicado em 30 de Março de 2022 às 09h17

Docentes de todo o país deram continuidade na terça-feira (29) ao 40º Congresso do ANDES-SN, que tem como tema central “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”. O evento, instância máxima de deliberação da categoria filiada ao Sindicato Nacional, ocorre até o dia 1º de abril.

A segunda plenária abordou o Plano de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN que deliberou acerca dos textos de resolução (TR) do Tema II, elaborados pela diretoria do Sindicato Nacional, por suas seções sindicais e pelos docentes sindicalizados e sindicalizada, que foram debatidos na segunda (28) nos grupos de trabalho. 

Nas resoluções aprovadas consta o retorno às atividades presenciais com segurança sanitária, a realização do 18° Encontro do Setor das Iees/Imes, a Campanha Nacional em Defesa das Iees/Imes, a Agenda de Lutas do Setor das Iees/Imes, entre outros temas.

A plenária aprovou que as seções sindicais continuem na luta para garantir o retorno das atividades presenciais de forma segura, tomando como base o Plano Sanitário e Educacional e respeitando os indicadores epidemiológicos e as orientações vigentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como, os protocolos sanitários dos estados e os construídos pelas comunidades universitárias e que continuem lutando contra as propostas que objetivam tornar o ensino remoto e híbrido como permanente nas instituições de ensino.

As e os docentes também deliberaram que o ANDES-SN realize o 18° Encontro do Setor das Iees/Imes, preferencialmente no início do 2º semestre do ano de 2022, após o 40° Congresso, no formato presencial ou virtual, a partir da avaliação das condições sanitárias vigentes. O tema, a data e o local do Encontro devem ser definidos em uma próxima reunião do Setor.

Ainda na ocasião foi definido que o Sindicato Nacional construa uma Campanha Nacional de Valorização e Defesa das Iees/Imes por orçamento público estatal, com autonomia de gestão financeira e patrimonial; em defesa das carreiras, com concursos públicos; por recomposições salariais e melhores condições de trabalho, contra a política de congelamento de progressões, promoções e gratificações e de diferentes estratégias de privatização. O lançamento da Campanha está previsto para 23 de maio deste ano, no início da Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes (23 a 27 de maio), com prazo até 30 de junho. A campanha contará com orçamento para contratação de empresa exclusivamente para a produção da identidade visual da Campanha, produção audiovisual e de rádio, entre outros. Seções sindicais com até 200 filiadas e filiados receberão apoio do ANDES-SN para custear os materiais físicos da Campanha.

Ainda na plenária, foi aprovado também que o ANDES-SN e suas seções sindicais promovam o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua interferência na formação de docentes, em especial nos Cursos de Licenciatura. 

As e os docentes aprovaram a agenda de lutas do setor com a garantia de que outras datas serão incluídas nas próximas reuniões do Setor das Iees/Imes. Em decorrência do prolongamento dos debates, o Plano de Lutas do Setor das Federais (Ifes) continuará na quarta-feira (30). 

Segundo Edmilson da Silva, um dos coordenadores do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN e o 2º secretário da mesa da Plenária do Tema 2, o Plano de Lutas do Setor das Estaduais e Municipais do Sindicato Nacional foi aprovado respeitando a particularidade de cada uma das instituições. “O ANDES-SN continua com a sua tradição de ouvir e construir sua política pela base. Dessa forma, foram aprovados os textos de resolução específicos para o setor das Iees/Imes que vão priorizar a luta em cada estado e município, sempre tentando trabalhar com a particularidade de cada localidade e mostrando a importância dessas instituições para o Brasil como um todo”, disse.  “Vamos continuar fazendo a luta unificada com as e os docentes das instituições federais de ensino e com as servidoras e servidores públicos, tentando dialogar com a sociedade para mostrar a importância das instituições públicas de ensino para o país”, completou. 

Compuseram a mesa da plenária Francieli Rebelatto, 2ª secretária do ANDES-SN, como presidenta; Cristine Hirsch, 1ª vice-presidenta da Regional Nordeste II do Sindicato Nacional, como vice-presidenta; e Alexsandro Donato Carvalho, 2º vice-presidente da Regional Nordeste II, como 1º secretário da mesa. 

Agenda de Lutas das Iees/Imes

29/01 – Dia da Visibilidade Trans
7/02 - Dia de luta dos povos indígenas 
11/02 – Dia Nacional das Mulheres e Meninas na Ciência
08/03 - Dia Internacional das Mulheres
14/03 – Justiça por Marielle Franco
21/03 - Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação racial
07/04 - Dia Mundial da saúde 
09/04 - Dia Nacional pelo Fora Bolsonaro 
19/04 – Dia de luta pela resistência dos Povos indígenas 
01/05 - Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras
18/05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 23-27/05 - Semana de lutas das Iees/Imes 
12/06 - Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil 
15/06 - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa 
28/06 - Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+
25/07 - Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
29/08 – Dia da Visibilidade lésbica
12/08 - Justiça a Margarida Alves 
21/09 – Dia Nacional de luta das pessoas com deficiência
28/09 – Dia internacional da luta pela legalização do aborto
07/10 – Dia Nacional de combate ao assédio moral/sexual nas Universidades, IFs e Cefet 
22/11 – Dia Nacional de combate ao racismo nas Universidades, IFs e CEFET e Escolas Técnicas vinculadas as Universidades Federais
25/11 – Enfrentamento à violência contra a mulher 
28/11 – Dia de Luta contra o Racismo 
03/12 - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Acompanhe aqui as matérias já publicadas sobre o 40º Congresso do ANDES-SN

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences