ANDES-SN entrega presencialmente carta de compromisso para a candidata à Presidência Sofia Manzano (PCB)

Publicado em 29 de Setembro de 2022 às 17h29

Seguindo a deliberação do seu 65º Conad, o ANDES-SN está entregando, presencialmente, uma carta compromisso às candidatas e aos candidatos progressistas que concorrem à Presidência da República. O documento já foi enviado a todas e todos que disputam o Executivo Federal, exceto ao atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL), que se empenhou em atacar de diversas formas e educação pública e as instituições federais de ensino. 

Nesta quinta-feira (29), a Carta foi entregue à candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Sofia Manzano recebeu o documento na sede do PCB na capital fluminense das mãos de Elizabeth Barbosa, 1ª vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do Sindicato Nacional. Sofia estava acompanhada de sua equipe e da candidata a vice-governadora do PCB no RJ, Bianca Novaes.

Durante a reunião, a diretora do ANDES-SN apresentou a carta compromisso, que é uma deliberação vinda da base da categoria representada pela entidade. “Esse documento traz a nossa pauta de luta, com nossos princípios, que constam também no Caderno 2 do ANDES-SN e que orientam a entidade nessas quatro décadas de luta”, comentou. “Por isso, é muito importante para nós que quem vença as eleições se comprometa com essas pautas”, acrescentou Elizabeth.

A 1ª vice-presidenta da Regional RJ do ANDES-SN destacou então os eixos centrais do documento: a manutenção e ampliação do ensino público e gratuito; a autonomia e funcionamento democrático da universidade e demais instituições de ensino superior, com base em colegiados e cargos de direção eletivos; o estabelecimento de um padrão de qualidade para o ensino superior que estimule a pesquisa e a criação intelectual críticas nas universidades; a dotação de recursos públicos orçamentários suficientes para o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades públicas e demais instituições; a criação de condições para adequação das IES à realidade brasileira; a garantia do direito à liberdade de pensamento nas contratações e nomeações para as IES, bem como no exercício das funções e atividades acadêmicas. 

De acordo com Elizabeth, Sofia Manzano saudou a entidade pela iniciativa e reafirmou seu compromisso com as pautas do ANDES-SN, com a luta da categoria docente e em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. “Sofia foi super-receptiva às nossas demandas. Como candidata e também como professora de universidade pública estadual, ela se compromete e se identifica com a luta do nosso Sindicato e da nossa categoria”, disse a diretora do ANDES-SN.

Bianca Novaes, candidata a vice-governadora no RJ, também afirmou o compromisso de defesa e fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade no estado do Rio de Janeiro.

Leia aqui a carta.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences