ANDES-SN disponibiliza Calculadora das Perdas Salariais em parceria com DIEESE

Atualizado em 08 de Maio de 2023 às 19h10

Atualizada em 28 de março de 2023

Entender a gravidade da corrosão salarial que afeta a categoria e evidenciar a necessidade da mobilização permanente para preservação de direitos e reconquista do respeito aos serviços públicos. Esses também podem ser objetivos da Calculadora das Perdas Salariais, fruto da parceria entre o Sindicato Nacional e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). 

Notas Metodológicas

A “Calculadora de Perdas Salariais do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior)” é uma ferramenta desenvolvida pelo DIEESE, por solicitação do sindicato, para avaliar a evolução salarial dos Docentes Federais no período entre janeiro de 1995 e fevereiro de 2023. Para permitir a realização de cálculos em períodos que envolvam meses posteriores a fevereiro de 2023, a calculadora será atualizada periodicamente. A ferramenta utiliza como parâmetro para mensurar o poder de compra do salário do docente ao longo do tempo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPCA-IBGE).

Ao utilizar a “Calculadora de Perdas do ANDES-SN”, o usuário pode selecionar a categoria do professor, sua situação laboral, jornada, titulação, cargo e nível, além do período que deseja analisar. Ao calcular o resultado, a ferramenta apresenta uma tabela com informações relevantes sobre a evolução salarial do docente, conforme listado abaixo:

  • IPCA acumulado no período: número, expresso em percentual, que indica a variação de preços no período analisado por meio do IPCA-IBGE.
  • Reajuste recebido no período: número, expresso em percentual, que indica o reajuste salarial aplicado no período selecionado.
  • Ganho/Perda acumulado no período: número, expresso em percentual, que corresponde ao ganho ou perda do poder de compra salarial, considerando os reajustes e a inflação no período analisado.
  • Reajuste necessário: número, expresso em percentual, que indica o reajuste necessário para recuperar o poder de compra do salário do docente, apresentado apenas quando há perda no poder de compra no período selecionado. Em caso de ganho de poder de compra salarial no período analisado, o item apresentará “-“ como resposta.

Além disso, a calculadora gera um gráfico que apresenta a evolução salarial do docente, considerando as características selecionadas, sendo que:

  • “Evolução da remuneração real total” (linha azul): representa a evolução salarial do docente em valores atuais, descontada a inflação.
  • “Remuneração do início da série a valores atuais” (linha vermelha): representa o poder de compra do salário recebido no primeiro mês da série em preços atuais.

Por fim, a ferramenta apresenta uma segunda tabela demonstrando o salário nominal e real do primeiro mês da série, bem como o valor nominal do último mês da série.

Todos os dados relativos aos salários dos docentes para a realização do cálculo foram fornecidos pelo ANDES-SN. Foram considerados não apenas o vencimento básico da tabela salarial dos docentes federais, mas também todas as gratificações por eles recebidas, sobre as quais, segundo o ANDES-SN, houve incidência previdenciária, a saber:

 

  • GAE - Gratificação de Atividade Executiva;

 

A calculadora é fácil de ser utilizada. Para operá-la, leia com atenção as orientações a seguir.

- Ao acessar o link da ferramenta, você encontrará a seguinte imagem:

 

- Em seguida o(a) interessado(a) irá escolher a careira - se EBTT ou MS -, a situação - se ativo ou aposentado - e o regime de trabalho. No segundo quadro, na tela ao lado, escolherá a titulação, o cargo e nível. A sua ultima escolha será o período que deseja fazer o cálculo (a entrada dos dados do período deve seguir o padrão: as três primeiras letras do mês seguidas de hífen e o ano com quatro algarismos. Exemplo: jan-2021). Na sequência, clicar em “calcula”. A outra tecla - disponível ao lado da tecla de cálculo - permite apagar todas as escolhas.

Após o clique, aparecerá uma tabela e um gráfico. Um exemplo da tabela é mostrado a seguir:

- A tabela acima mostra a perda salarial da escolha do(a) interessado (a). Na primeira linha a soma da perda financeira do período sem correção.

A segunda linha corrige essa perda financeira pelo IPCA. Este valor significa que o(a) professor (a), para este caso, deixou de receber R$ 240.156,20 entre maio de 2006 e dezembro de 2022. Detalhe, a escolha foi de Janeiro de 1995 a dezembro de 2022, isto ocorre devido à implantação do cargo de associado em maio de 2006. O mesmo vai ocorrer para carreira de EBTT para o D IV, que foi implantado em julho de 2008.

A terceira linha mostra o percentual da perda (do poder de compra) do período (38,84%). A conta é feita calculando o percentual da diferença entre o salário recebido e o salário devido, corrigido pelo IPCA para 2022, com relação ao salário recebido.

Por fim, a quarta linha da tabela calcula a perda do poder de compra (23,93%), desde o último reajuste da categoria (agosto de 2019).

- Após a tabela teremos o gráfico a seguir. Nele, temos duas linhas que mostram o salário recebido (azul) e o salário devido (vermelho), corrigidos para dez/2022 em função do tempo do período escolhido. Os pontos em destaque representam o momento de alteração salarial.

 

Para melhor compreender os critérios de cálculo, a tabela a seguir mostra os períodos, as alterações e a norma legislativa referente a essas mudanças:

E só para reforçar: a calculadora está na versão beta, em testes e estará disponível tão logo o sistema esteja estabilizado.

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences