ANDES-SN participa da 39ª Reunião da Anped

Publicado em 28 de Outubro de 2019 às 18h10

 

O Sindicato Nacional montou stand no evento de pesquisa em educação

Centenas de docentes de instituições de ensino superior e educação básica, pesquisadores e estudantes passaram pelo stand do ANDES-SN na 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O evento, sediado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), ocorreu de 20 a 24 de outubro. O tema central deste ano foi  "A Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências".

A Anped é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em Educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área.

O ANDES-SN montou um grande stand na reunião para divulgar o trabalho do sindicato aos professores e estudantes, e dialogar com a categoria através dos materiais gráficos produzidos pela entidade. Publicações como cartilhas, jornais, informativos, revistas e o Caderno 02 do Sindicato Nacional foram disponibilizados para cerca de mil professoras e professores que visitaram o stand durante os quatro dias de evento.

O ANDES-SN, por meio de seu Grupo de Trabalho Política Educacional (GTPE), organizou também duas atividades durante o evento. A primeira foi a "Plenária da Frente Nacional Escola sem Mordaça", que reuniu diversas entidades sindicais, representantes de movimentos da educação, além de professoras e professores. Os participantes discutiram o histórico de lutas da Frente, além de encaminhamentos sobre novas articulações nas esferas municipal e estadual sobre a pauta.

A segunda atividade foi a roda de conversa "Os ataques à educação e as resistências", para tratar dos diversos ataques que a educação pública vem sofrendo nos últimos meses, além dos desafios enfrentados pelos docentes na luta contra o desmonte do Estado e das políticas públicas. 

Raquel Dias, 1ª tesoureira do ANDES-SN, explica que é de extrema importância a participação do Sindicato Nacional em um evento como o da Anped, que atrai anualmente milhares de professores de instituições públicas e privadas de todo o país.

"A participação do ANDES-SN na 39ª Reunião Nacional da Anped se deu por meio da realização de atividades que constaram do programa oficial e da divulgação de materiais no stand. Todas as atividades tiveram uma grande audiência, com destaque para as visitas ao stand que alcançou quase a totalidade dos participantes do evento. Nosso stand foi bastante elogiado pela diversidade e qualidade dos materiais distribuídos gratuitamente. A presença dos diretores no stand e nas atividades foi fundamental para explicar a importância da luta sindical encabeçada pelo ANDES-SN em defesa da universidade pública ao longo de quase quatro décadas", comentou.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences