ANDES-SN pede manifestações de apoio à professora Elizabeth Sara Lewis

Atualizado em 11 de Agosto de 2022 às 16h47
Professora Elizabeth Sara Lewis em atividade da Seção Sindical do ANDES-SN na Unirio. Foto: Adunirio SSind.

A diretoria do ANDES-SN encaminhou às seções sindicais o pedido de manifestações de apoio à docente Elizabeth Sara Lewis, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A professora está sendo ameaçada pela reitoria da universidade de anulação de sua posse, após oito anos de dedicação à instituição.

Durante o 65º Conad do ANDES-SN, foi aprovada uma moção de apoio à Elizabeth, que podem servir de base para as seções sindicais (veja aqui). As manifestações, por escrito, devem ser enviadas para a reitoria da Unirio (reitor@unirio.br), com cópia para a Associação dos Docentes da Unirio - Seção Sindical do ANDES-SN (adunirio@adunirio.org.br).

A diretoria solicita que as mensagens sejam encaminhadas até dia 15 de agosto, para serem recebidas antes da próxima reunião do Conselho Universitário da Unirio, prevista para o dia 16.

Entenda o caso
Após oito anos se dedicando ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Elizabeth Sara Lewis, da Escola de Letras, foi informada pela reitoria que teria sua posse anulada. Com atuação destacada na instituição, a docente já exerceu, ao longo do período, as funções de coordenadora do curso de Licenciatura, membro do Conselho de Centro, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Letras e presidência da seção sindical do ANDES-SN na universidade, a Adunirio SSind.

A professora é estrangeira e garantiu sua posse com medida judicial, pois a universidade exigia a apresentação de visto específico em prazo inexequível. Com o fim do processo na Justiça, a instituição se mobilizou para anular sua posse.

No entanto, algumas possibilidades de solução administrativas foram apresentadas pelo movimento docente e por assessores jurídicos. Para que a docente tenha seu direito a manter-se na função reconhecido, é preciso que a reitoria da Unirio acolha a reivindicação da comunidade acadêmica, que defende a permanência da professora no quadro efetivo da universidade.
 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences