ANDES-SN realiza VII Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Docente

Atualizado em 21 de Outubro de 2019 às 16h01

Nos próximos dias 25 e 26, professores da base do ANDES-SN se reunirão em Campina Grande (PB), para o VII Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Docente. Na programação, temas como o desmonte do SUS, o papel da universidade na defesa da Seguridade Social, condições de trabalho, adoecimento docente e estratégias de enfrentamento.

Jacqueline Lima, 2ª secretária do ANDES-SN, explica que a ideia do Encontro é fazer um debate sobre a Seguridade Social, tratando de todos os ataques à classe trabalhadora, inclusive, especificando a saúde e as condições de vida dos docentes, tanto da ativa quanto dos aposentados.

“Faremos uma abordagem ampliada a respeito de toda a carga e pressão sobre o trabalhador docente, mas também numa perspectiva classista do trabalhador docente se reconhecendo como trabalhador, até para que ele possa identificar, por exemplo, qual a influência do seu trabalho no adoecimento. É uma reflexão classista”, acrescenta.

A diretora, que integra a coordenação do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), reforça que o tema saúde mental também estará no debate, pois é um dos grandes problemas dentro da universidade. 

“Temos uma expectativa de que se trabalhe a saúde mental nessa conjuntura atual, com o olhar sobre os docentes, mas, também, com um olhar na comunidade universitária, porque acaba sendo um círculo vicioso. Não tem como tratar da saúde docente de forma isolada, enquanto ele ou ela tem que fazer o enfrentamento no dia a dia, inclusive em relação às condições da saúde mental dos estudantes”, acrescenta Jacqueline. Ela lembra que, no dia seguinte ao encontro (27), será realizada a reunião do GTSSA.

Inscrições e espaço infantil

As inscrições para o VII Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Docente foram prorrogadas e podem ser realizadas até dia 21 (segunda), 12 horas, pelo e-mail da secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br). Também foi prorrogada até segunda a inscrição para o Espaço de Convivência Infantil. As informações estão na Circular 417/2019.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences