ANDES-SN receberá a Medalha Chico Mendes de Resistência

Publicado em 19 de Março de 2019 às 13h32

O ANDES-SN será uma das dez entidades e pessoas a receber do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro a 31ª Medalha Chico Mendes de Resistência. A entrega da medalha será realizada no dia 1º de abril, às 17h30, na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Marielle Franco será a homenageada especial

A medalha homenageia pessoas físicas ou jurídicas por suas lutas na defesa dos direitos à vida e à liberdade e por uma sociedade plural, fraterna e sem torturas. Essa homenagem é realizada anualmente desde 1989. Participam da escolha dos homenageados entidades fluminenses de defesa dos direitos humanos.

Os demais homenageados são: Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã – Pajé Lídia, Quilombo Santa Rita do Bracuí, Matheusa Passareli Simões Vieira (in memorian), Maria Regina Lobo Figueiredo (in memorian), Mãe Beata de Iemanjá (in memorian), Lúcia Xavier, Resistentes do MST, Elmo Corrêa (in memorian) e José Sales Pimenta (in memorian). Uma homenagem especial será dedicada a Marielle Franco, vereadora do PSOL carioca assassinada há um ano.

Origem da medalha

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ ficou indignado com homenagens prestadas a torturadores pelo Exército em 1989. Na ocasião, o Exército conferiu aos torturadores a mais alta comenda desta arma, a Medalha do Pacificador. Em resposta, o GTNM/RJ resolveu criar sua própria medalha em referência a Chico Mendes, assassinado em 1988. A entrega da medalha Chico Mendes é realizada normalmente no dia 1º de abril, data que marcou, em 1964, o início da ditadura empresarial-militar.

Com informações e imagem de Grupo Tortura Nunca Mais/RJ

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences