Campo Grande e Joinville recebem etapas preparatórias do ENE

Publicado em 20 de Março de 2019 às 14h41

Duas etapas preparatórias do III Encontro Nacional de Educação (ENE) foram realizadas no final de semana. Em Campo Grande teve lugar a etapa sul-mato-grossense. Já Joinville, em Santa Catarina, recebeu a etapa regional do ENE.

O III ENE será realizado em 12, 13 e 14 de abril, na cidade de Brasília (DF).  O encontro além de construir uma proposta classista de educação, também debaterá a resistência aos ataques à educação. O tema do III ENE será “Por um projeto classista e democrático de educação”.

As etapas preparatórias do ENE devem ser realizadas até 31 de março. Confira o calendário dos próximos encontros aqui.

As inscrições para o III ENE já estão abertas. Saiba mais aqui.

Mato Grosso do Sul

Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, participou da etapa em Campo Grande

A etapa em Campo Grande ocorreu no dia 15 de março. O encontro iniciou com a mesa de Conjuntura da Educação Nacional. Debateram o tema: Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, José Roberto Rodrigues de Oliveira (ADUFMS-SSind), Esmael Almeida Machado (ADUEMS-SSind), Antonio Rodrigues Belon (ADLESTE-SSind) e Giovanni Frizzo (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas – Adufpel-SSind).  Depois da mesa, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho temáticos.

Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, concedeu entrevista à ADUFMS-SSind depois dos debates. Ele ressaltou que o ENE discute um projeto de educação para a classe trabalhadora brasileira. “É um evento organizado por diversas entidades ligadas à educação. O ENE envolve movimentos sociais, sindicatos e movimentos estudantis. Nossa perspectiva é aprimorar as nossas táticas de defesa de um projeto de educação que se contrapõe ao Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE é privatista e contempla a possibilidade de transferência do fundo público para a iniciativa privada. Nós defendemos a educação pública com financiamento público”, disse o docente.

Joinville

Etapa de Joinville ocorreu no dia 16

Já na maior cidade de Santa Catarina, a etapa regional ocorreu no dia 16. O evento foi organizado pela Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública (COEEDEP-SC). Foram debatidos, entre outros temas, a importância do movimento estudantil atuar para além dos muros da universidade, em prol de uma nova sociedade baseada na educação popular, classista e emancipadora.

A capital catarinense, Florianópolis, também receberá uma etapa regional. Será no dia 30 de março, no CSE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com informações e imagem de ADUFMS-SSind e UJC Joinville.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences