Deputado quer criar CPI das Universidades Estaduais do RJ

Publicado em 05 de Junho de 2019 às 11h46
É uma CPI que isenta a responsabilidade do governo estadual na crise das universidades

O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL) quer criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as Universidades Estaduais do Rio de Janeiro. O Projeto de Resolução 111/19, de instalação da CPI, tramita na Assembleia Legislativa (Alerj) e deve ser apreciado na quarta (5).

Na última quinta-feira (30), deputados tentaram votar o projeto. A criação da CPI foi retirada da pauta após mobilização da comunidade universitária na Alerj. Docentes, servidores e estudantes protestaram contra a inconsistência do projeto de Knoploch.

Inexiste no projeto fato concreto que justifique a criação da CPI. Pelo contrário, o deputado apresentou apenas reportagens de jornal sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para justificar a abertura de inquérito. Alexandre Knoploch também acusa as três universidades fluminenses de má gestão financeira.

“A tentativa de criar a CPI é um atentando contra as universidades. Estão a reboque da política do governo federal de atacar a universidade pública”, afirma Rosineide Freitas, 1ª tesoureira da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN e docente da Uerj.

“É uma CPI que quer investigar os responsáveis pela crise que as universidades passaram em 2017 e que tem como foco a Uerj. Mas, em nenhum momento, apontam-se as responsabilidades do governo estadual”, completa a diretora do ANDES-SN.

O caráter da CPI ficou mais evidente em falas enfáticas de alguns deputados durante a sessão do dia 30. “Vamos acabar com as cotas. Vamos botar exame toxicológico dentro da universidade. Vamos aprovar a lista tríplice (para escolha dos reitores). Os senhores podem começar a chorar, porque terão dias terríveis na Assembleia Legislativa e no Rio de Janeiro”, afirmou um deles.

O Projeto de Resolução, que recebeu 31 emendas, deverá ser o primeiro item em discussão na sessão da quarta-feira, que começa às 15h. A Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj – Seção Sindical) está convocando a comunidade universitária a lotar as galerias e escadarias da Alerj. A concentração será a partir das 13h30, em frente ao Palácio Tiradentes.

Segundo a Asduerj-SSind, que se posicionou contra a CPI após assembleia geral, “a proposta de deputados do PSL amplia para o ensino superior do nosso estado os ataques que o governo Federal promove contra as universidades federais”.

Com informações e imagem de Asduerj-SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences