Docentes da Uece aprovam paralisação e indicativo de greve para maio

Atualizado em 08 de Maio de 2023 às 15h44

Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) reunidos em assembleia, na última sexta-feira (5), aprovaram a paralisação de atividades na próxima semana, 17 de maio, e o indicativo de greve que pode ser deflagrada a partir da próxima reunião da base sindical, marcada para o dia 24 de maio.

As deliberações acontecem em meio à falta de negociação do governo do estado, que desconsidera as perdas de 37,03% nos salários das servidoras e dos servidores públicos. As e os docentes estabeleceram 10% como índice mínimo de reajuste para este ano, enquanto a proposta apresentada por representantes do governador Elmano de Freitas (PT) é de 5,8%.

Foto: Sinduece SSind.

Além da pauta salarial, a base da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece SSind.) aprovou uma agenda de mobilizações que inclui lutar pela convocação e nomeação imediata das e dos docentes concursados; pela equiparação salarial das e dos docentes substitutos, temporários e aditivos para cumprimento de prazos desses contratos, além da equiparação das bolsas estudantis das agências de fomento estadual com os valores federais. A diretoria da Sinduece SSind. realizará plenárias online entre 10 e 19 de maio e convoca professores a participar de outras atividades.

De acordo com Nilson Cardoso, presidente da seção sindical do ANDES-SN, os acontecimentos da última semana foram decisivos para a avaliação da categoria, que já vinha apresentando descontentamento com a postura do executivo diante da desvalorização salarial. Na última quarta-feira (3), a Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) foi convocada de forma extraordinária pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) com a promessa de rediscutir a proposta apresentada pelo governo Elmano de Freitas. Na primeira Menp do ano, realizada em 24 de abril, representantes do governador apresentaram índice de 5,8% de reajuste nos vencimentos a ser pago em duas parcelas (junho e outubro) sem retroativos referentes à data-base.

Com aprovação da paralisação de atividades acadêmicas para o dia 17 de maio, a Sinduece SSind. pretende fortalecer a plenária geral das servidoras e dos servidores estaduais convocada pelo Fórum Unificado de Associações e Sindicatos do Estado do Ceará (Fuaspec). O objetivo é discutir com as 36 entidades do funcionalismo estadual o fortalecimento da luta pela reposição salarial. Além disso, docentes da Uece sinalizam a possibilidade de início de greve já a partir da avaliação da próxima assembleia da categoria, marcada para o dia 24 de maio.

Estado de greve
Desde o dia 10 de março deste ano, as e os docentes da Uece estão em estado de greve. De lá para cá, uma série de mobilizações foi promovida pela diretoria da entidade em articulação com o Fuaspec, o Fórum das Três (que agrega as três seções sindicais do ANDES-SN nas universidades estaduais do Ceará) e a Regional Nordeste 1 do Sindicato Nacional. A Sinduece SSind. reivindica o reconhecimento pelo governo das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos oito anos que - segundo aponta o estudo da Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural (Fundação Sintaf) -, somam 37,03%. Além disso, a entidade exige o cumprimento da data-base, que é assegurada por lei estadual no dia 1° de janeiro de cada ano.

Confira a agenda de mobilizações aprovada
08/05: Reunião com liderança do governo na Assembleia Legislativa do Ceará

09/05: Mesa Estadual de Negociação Permanente Setorial na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior

10 a 19/05: Plenárias online da Sinduece SSind.

17/05: Paralisação geral de docentes da Uece para participar de plenária geral de servidores convocada pelo Fuaspec

24/05: Assembleia docente para votar a proposta de deflagração de greve

Fonte: Sinduece SSind., com edição e acréscimo de informação do ANDES-SN

Saiba mais
Docentes das estaduais do Ceará cobram reposição de perdas salariais de mais de 37%

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences