Docentes relatam experiência de participar pela primeira vez de um Congresso do ANDES-SN 

Atualizado em 01 de Março de 2024 às 21h03

*matéria publicada em 28 de Fevereiro de 2024 às 17h36 e modificada 

Docentes de diversas universidades, institutos e cefets participam anualmente dos eventos deliberativos do ANDES-SN. Este ano, mais de 630 professoras e professores de 83 seções sindicais, de norte a sul do país, estão no 42º Congresso do Sindicato Nacional, em Fortaleza (CE). Para alguns e algumas, é a primeira oportunidade de acompanhar este espaço de debate e deliberação das lutas da categoria para o próximo período. 

Pela primeira vez em um congresso do ANDES-SN, Caio Martins, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), destacou que o espaço permite uma significativa discussão política. “A metodologia do ANDES-SN propicia que a gente tenha um processo de acúmulo, de conversa, de diálogo, construindo sínteses que são bastante importantes e que enriquecem nossa própria percepção sobre nosso trabalho no cotidiano, além de potencializar nossa luta em nosso local de trabalho”.

Débora Cardoso, da direção da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e (Adusb – Seção Sindical do ANDES-SN), afirmou ter sido bem recebida pelas e pelos docentes no 42º Congresso do Sindicato Nacional. “Minha experiência está sendo muito bacana. Logo no primeiro dia, discutimos sobre a conjuntura nacional e internacional, o que é muito importante neste momento para construir a unidade nacional da educação superior”.

Segundo Roberta Portugal, dirigente da Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb SSind), o congresso, além de ser um espaço de formação política, também é um espaço de formação acadêmica. “Dentro dos debates, eu vou conhecendo algumas problemáticas que antes de participar do Congresso eu não alcançava, justamente porque não estava dentro do ambiente dessas discussões”.

Para Adriana Lourenço, docente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel SSind), a participação das e dos docentes em eventos como este é essencial. “As discussões aqui são muito ricas. Levarei para os meus colegas os assuntos debatidos, o consenso alcançado e as resoluções. Sairemos fortalecidos”.

De acordo com Gilberto Araújo, docente da Universidade Federal do Pará (Ufpa), as decisões do 42º Congresso também serão levadas para as instâncias deliberativas da universidade para que se “consiga fazer essa luta dentro de cada conselho, de cada colegiado, de cada Núcleo Docente Estruturante e das demais instâncias”.

Assista o vídeo com as e os docentes que participam pela primeira vez do 42º Congresso do Sindicato Nacional:


 

42º Congresso
O 42º Congresso do ANDES-SN acontece até sexta-feira (1º), no Centro de Convivência do campus Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este ano, a universidade completa 70 anos de existência.

 

Saiba mais
Plenária debateu conjuntura e movimento docente no primeiro dia do 42º Congresso

42º Congresso do ANDES-SN teve início nesta segunda (26) em Fortaleza (CE)

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences