Encontro do ANDES-SN na Ufes discutiu carreira EBTT e Educação Básica das Iees e Imes

Atualizado em 25 de Outubro de 2022 às 18h11

O III Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior reuniu dezenas de docentes na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre os dias 21 e 23 de outubro. 

O evento discutiu questões como os cortes na educação e o fundo público, o novo ensino médio, ensino médio integrado, residência pedagógica, BNCC, unidades de educação infantil nas universidades, a militarização das escolas, dentre outros assuntos relacionados ao cenário atual da Educação no Brasil. Também foi destacada a importância também de reforçar as discussões sobre a carreira única para todas e todos docentes. 

Além dos debates, o encontro foi marcado por panfletagens, em diferentes locais de Vitória, com materiais do ANDES-SN, que convocam o voto em Lula e apontam motivos para não votar em Bolsonaro. 

“Incluímos nessa atividade a panfletagem nas ruas de Vitória, que foi fundamental para dizer o nosso posicionamento nesse momento histórico, que é votar em Lula para derrotar Bolsonaro, no próximo domingo, nas urnas, e seguir derrotando o bolsonarismo nas ruas”, comentou Jennifer Webb, 3ª tesoureira do ANDES-SN, que participou da organização do encontro.
 


Sexta
Na sexta-feira (21), antes da abertura do encontro, as e os participantes realizaram uma panfletagem e ato pelo voto em Lula, para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo. A atividade ocorreu em frente ao campus de Goiabeiras da Ufes, no ponto de ônibus próximo ao Teatro Universitário. 

Após a panfletagem, ocorreu a abertura oficial do evento, que contou com a participação de representantes de entidades sindicais, do movimento estudantil, da Ufes e de projetos sociais na área da Educação. Na sequência, foi realizada a conferência de abertura, com o tema “Cortes em Educação, Ciência e Tecnologia: conjuntura, resistências e lutas”. Participaram os palestrantes Augusto Correia San Segundo (Sindoif SSind.), Gilda Cardoso (Adufes SSind.) e Mauriene Freitas (Aduepb SSind).  Jennifer Webb mediou o debate. 

O primeiro dia também contou com atividades culturais. Antes da mesa de abertura, a Companhia de Dança Andora realizou uma apresentação. E o músico Juliano Rabujah conduziu um ato político-cultural durante o coquetel, após os debates. 
 


Sábado
No sábado (22), os trabalhos foram abertos com uma panfletagem na Feira Livre de Jardim da Penha. Na sequência, foi realizada a mesa "Carreira, educação básica, condições de trabalho no contexto de cortes orçamentários", com Saulo Costa (Apruma SSind), Fernanda Chiote (Adufes SSind) e Leila Sousa (Adufpa SSind.). O 1º vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN, Mário Mariano, mediou o debate. As e os docentes discutiram as situações que os profissionais da carreira EBTT enfrentam, como o assédio, a sobrecarga de trabalho, a luta diária pelo reconhecimento de direitos, a invisibilização, entre outros.

Na parte da tarde, aconteceram as rodas de conversas, que abordaram assuntos como controle do trabalho, precarização, ponto eletrônico, a Portaria nº 983 do governo federal, reforma do Ensino Médio, BNCC, Educação Infantil e retorno presencial.

Domingo
No domingo (23), o III Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a Carreira EBTT e Educação Básica das Iees e Imes foi encerrado com um debate sobre “Militarização e Combate ao Fascismo”, com as professoras Gisele Maria (Sindoif SSind.) e Eblin Farage (Aduff SSind.) e mediação de Cláudio Mendonça, 2º vice-presidente da Regional Nordeste 2 do ANDES-SN. As discussões foram antecedidas pela apresentação do coral do Instituto Serenata de Favela.

“Foi muito importante esse momento, especialmente aqui para nós da Adufes SSind., para as professoras e professores EBTTs, porque nos dá a oportunidade de visibilizar mais essas questões aqui na universidade e, também, maior possibilidade de avançarmos nas pautas locais”, destacou a diretora da Adufes SSind., Luciana Soares, que é docente EBTT e integrou a comissão local de organização do encontro. 


Fonte: Adufes SSind. com edição do ANDES-SN. Fotos: Sergio Cardoso / Adufes SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences