Governo do Rio autoriza retorno facultativo aos estudantes do Ensino Médio e EJA

Atualizado em 22 de Outubro de 2020 às 16h32

Menos de 5% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da fase 4 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornaram às aulas presencias nas escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (19). A reabertura parcial das escolas ocorre após sete meses  da pandemia da Covid-19 e 20 dias após a retomada do ensino presencial na rede particular.

Mesmo com a orientação do governo estadual para o retorno, apenas 8 dos 92 municípios fluminenses aderiram. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seduc), 379 escolas estaduais foram autorizadas a retornar com as atividades presenciais. Juntas, essas unidades somam 58 mil alunos que poderão optar pela volta. 

Das escolas autorizadas a retormar as atividades presenciais, ao menos 24 não o fizeram — 19 localizadas na capital. Entre as justificativas estão a falta de funcionários e de estruturas adequadas que garantam segurança sanitária, além do fato de muitas equipes de direção fazerem parte do grupo de risco da Covid-19.

O Rio de Janeiro chegou a 19.945 mortes e 293.940 casos confirmados de Covid-19, segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) na quarta-feira (21). Os professores da rede estadual estão em greve desde o dia 10 de outubro contra o retorno das atividades presenciais nas escolas.

Em nota, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), alertou que são direitos constitucionais da população ter acesso à educação de qualidade e também à saúde. “Todo estudante tem direito a uma educação de qualidade. É um direito constitucional, que o Sepe vem, há anos, lutando para garantir efetividade. Da mesma forma, o direito à saúde é outro princípio constitucional, que deve ser garantido. Para o sindicato, ao longo dos próximos anos, é possível, com planejamento e ampliação dos recursos para a educação, diminuir o prejuízo pedagógico gerado pela pandemia. Mas a vida de um estudante ou muitos, professores, funcionários ou mesmo responsáveis e seus parentes não se pode recuperar”, diz um trecho do texto.

Denúncias
O Sepe-RJ recebeu denúncias de aglomerações em unidades de ensino e desrespeito aos procedimentos básicos, que comprometem todos os protocolos de segurança indicados pelas autoridades sanitárias. Entre elas, que funcionários não estariam fazendo o uso de máscaras para falar com os alunos e confraternizações sem o distanciamento social adequado. Outro caso é referente a uma escola que diante de caso de Covid-19 no local, permanece aberta colocando em risco a saúde e a vida de profissionais e dos estudantes.

Rio Grande do Sul
Na terça-feira (20), os ensinos Médio e Técnico das escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul foram autorizados pelo governo a retornar às atividades presenciais. Apesar disso, poucas escolas abriram e cerca de 25% dos colégios afirmaram não estarem preparados para reabrir. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e servidores, somada a decretos municipais que proíbem a retomada, estão entre as principais razões para muitas escolas permanecerem fechadas.

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cepers) entrou com ação contra o retorno das atividades presenciais na segunda (19). O Tribunal de Justiça do Estado deferiu em parte o pedido liminar em decisão, que poderá levar à suspensão das aulas presenciais em toda a rede estadual. O retorno ao ensino presencial só será possível onde houver declaração de conformidade sanitária por agente técnico da área, além da disponibilização de todos os equipamentos de proteção individuais.

Saiba Mais
Covid-19: Governo de SP determina retorno escolar facultativo

Com informações da Seduc RJ, Sepe, Cepers e agências de Notícias
Imagem: Shutterstock

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences