Há quase dois meses em greve, docentes da Uema e Uemasul conquistam nomeação de concursados

Publicado em 18 de Outubro de 2023 às 18h10

Em greve há quase dois meses, as e os docentes das universidades estaduais das universidades do Maranhão (Uema) e da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) garantiram mais uma vitória. Após intensas negociações lideradas pelo Sindicato de Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão (Sinduema Seção Sindical do ANDES-SN), Ministério Público (MP/MA) do estado apresentou uma Ação Civil Pública com Tutela de Urgência que requer, da Uema e da Uemasul, a nomeação de 60 professores aprovados no último concurso, que ainda não foram convocados.

O entendimento da Promotoria de Educação do Ministério Público é de que a demanda pelo trabalho de professores e professoras “é contínua e perene, não caracterizando uma necessidade excepcional a ser suprida por contratos temporários." Tanto o MP/MA quanto a categoria docente acreditam que a contratação de substitutos deve ser uma medida de excepcional e não uma prática sistemática, como tem sido observado nas duas instituições.

Para o Sinduema SSind., essa é mais uma vitória do movimento pela valorização dos docentes das universidades estaduais do Maranhão. A ação faz parte das negociações intermediadas pelo Ministério Público e representa um avanço na conquista das demandas da greve iniciada em 24 de agosto.

Encontro das Iees/Imes
Entre os dias 20 e 22, a Uema irá sediar o XIX Encontro do Setor das Estaduais e Municipais (Iess/Imes). O encontro deste ano irá debater o tema “Em defesa da educação pública: a luta pela recomposição salarial e orçamento nas universidades estaduais e municipais”.

Na tarde da sexta-feira (20), as e os participantes do evento se unirão às professoras e aos professores das Iees maranhenses em uma caminhada que partirá da Praça Dom Pedro, localizada em frente ao Palácio dos Leões, em direção ao prédio de Arquitetura da Uema – local do encontro -, em protesto à omissão do governo do estado diante da situação da categoria docente e das instituições Uema e Uemasul.
"Quis o acaso que esse encontro acontecesse durante a nossa greve. A nossa greve continua, nós vamos chegar a quase dois meses de greve, e esse encontro vai fortalecer muito tanto as experiências de luta quanto a própria greve", afirma Bruno Rogens, presidente do Sinduema SSind., convidando as e os docentes a participar do encontro.

Confira aqui a programação

Leia também:
Docentes das universidades estaduais do Maranhão deflagram greve por tempo indeterminado


*Com informações e imagem do Sinduema SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences