II Seminário Nacional do GTPCEGDS acontece até domingo na UERJ

Atualizado em 02 de Setembro de 2019 às 11h45

Teve início na manhã dessa sexta-feira (30), o II Seminário Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). O encontro reúne o IV Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN; III Seminário Nacional de Diversidade Sexual e IV Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas.

Na conferência de abertura, foi discutido o papel do Sindicato no combate às opressões. Na sequência, foram abordadas as temáticas “Interseccionalidade: Gênero, sexualidade e Capacitismo” e “Relações intergeracionais: conflitos, mundo do trabalho e o feminismo”. Ao final dos debates, será lançada a cartilha do ANDES-SN de Combate ao Racismo.

O evento acontece desta sexta até domingo (1/9), no Pavilhão João Lyra Filho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. E é sediado pela Associação de Docentes da Uerj (Asduerj Ssind.).

No sábado (31), serão realizadas as mesas “A saúde da população Trans e o acesso ao SUS”; “Criminalização da LGBTTfobia e políticas públicas para a população LGBTT”; “Um balanço das políticas de cotas raciais: as Leis nº 12.711/12 e nº 12.990/14 nas IFES e as iniciativas correspondentes nas IEES/IMES”; e “O encarceramento do povo negro: um debate de raça, classe e gênero”.

No domingo (1), o Seminário será encerrado com a roda de conversa “Indicações de políticas para enfrentamento às opressões”.

A realização do II Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS é uma resolução do 38º Congresso do ANDES-SN,  realizado no início do ano, em Belém (PA).

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS