8M | Luta das mulheres trabalhadoras

Atualizado em 09 de Março de 2020 às 12h52

 

 

O dia 8 de março é uma data de luta a ser destacada no calendário. Dois acontecimentos significativos marcaram esse dia: um deles começou em 1909, onde as mulheres socialistas norteamericanas organizaram o primeiro Dia da Mulher da história, no qual exigiram direitos políticos para as trabalhadoras. Alguns anos depois, um protesto das mulheres operárias de São Petersburgo, em 1917, desencadeou a Revolução que daria início à União Soviética. Essa manifestação viria a mudar o nome da cidade, para Petrogrado, e modificar também toda a história mundial.

Já a internacionalização da data aconteceu em 1911, a partir da Alemanha e da Áustria. Os homens ficaram em casa, cuidando das crianças, enquanto as trabalhadoras realizaram imensas manifestações nas ruas. A escolha do dia 8 de março como marco de celebração, entretanto, deu-se apenas em 1913.

Mais de um século de lutas, portanto, durante o qual as mulheres conseguiram expressivas vitórias e conquistaram direitos. Porém, a luta hoje se faz até, talvez, mais necessária do que nos anos anteriores. O Dia Internacional da Mulher é uma data de destaque para que mulheres trabalhadoras possam levar às ruas toda a indignação, exigindo o respeito aos direitos conquistados, tais como aposentadoria e sufrágio universal. Até mesmo a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência doméstica e, em 2019, foi ameaçada de revogação.

Este ano, o 8 de março reforçará a importância da mulher trabalhadora. Todas e todos nas ruas, preparando a greve nacional da Educação e defendendo as liberdades democráticas e o direito à vida das mulheres!

Todas e todos nas ruas neste 8M, construindo a greve nacional da Educação.

Confira calendário de mobilizações:

Centro-Oeste

Distrito Federal

Mato Grosso

 

Nordeste

Paraíba

Vitória da Conquista - 09/03. 8h. Prefeitura Municipal

Salvador. 9h. Morro do Cristo

09/03 - 8h. Marcha das Mulheres de Vitória da Conquista
 

Norte

Belém. 9 horas. Escadinha do Cais do Porto em Belém

Roraima. 18h - Praça Germano Sampaio

 

Sudeste

Rio de Janeiro – 9 de março

São Paulo

Vitória - Parque Moscoso

Minas Gerais - Ouro Preto - 9h. Praça Tiradentes

 

Sul

Santa Maria/RS

Pelotas/RS

 

 

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences