Seção Sindical do ANDES-SN no Norte do Estado de Tocantins é criada

Atualizado em 11 de Julho de 2023 às 16h27

A Seção Sindical dos e das Docentes da Universidade Federal do Norte do Tocantins (Sesdufnt) foi fundada na última quinta-feira (6). Em meio à constituição e processo de consolidação da UFNT, em 2019, fruto do árduo e duro trabalho da comunidade acadêmica, docentes da universidade criam a Seção Sindical, que funcionará nos campi de Araguaína e Tocantinópolis, estes desmembrados da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e em mais dois campi criados nos municípios de Xambioá e Guarai.

 

Para a 1ª vice-presidenta da Regional Planalto do ANDES-SN, Neila Nunes de Souza, a fundação da seção sindical marca as possibilidades da luta dos docentes na base, de uma universidade que nasce a partir da luta da comunidade acadêmica e também do protagonismo docente, de uma instituição que se vincula à região e às demandas sociais do Norte, não só do Tocantins, mas do país, que são singulares.Neila enfatiza que a criação da Sesdufnt SSind dialoga com o que preceitua o Estatuto do ANDES-SN, de organização por local de trabalho, onde o fortalecimento da categoria se dá a partir de suas demandas.

A 1ª vice-presidenta da Regional Planalto do Sindicato Nacional relata que no percurso para a criação da entidade foram realizadas reuniões, remotas ainda durante a pandemia da Covid-19, remotas, e após presenciais, com o firme propósito da criação do Sindicato de Docentes na UFNT. “A Sesduft continuará junto com a Sesdufnt, nas condições de Seções Sindicais que compartilham que as rupturas que a nova organização exige serão realizadas com a tranquilidade necessária para que as e os docentes façam a migração para a nova seção sindical”, afirmou.

UFNT
Apesar da proposta para a criação da UFNT ter sido assinada em 2016, somente 2019 a nova universidade surgiu. Com sua criação resultou do desmembramento dos campi da UFT de Araguaína e Tocantinópolis, toda sua estrutura física e de pessoal, seus cursos de graduação e pós-graduação, e a criação de mais dois campi nos municípios de Xambioá e Guarai. Também ficaram vinculados à UFNT o Hospital de Doenças Tropicais e a Fundação de Medicina Tropical de Araguaína.

Atualmente, a UFNT possui uma estrutura com sete pró-reitorias, três superintendências, um instituto de inovação e de internacionalização, Consuni e Consepe instituídos e tem autonomia em diversas áreas. Apenas algumas áreas ainda estão atreladas à UFT, tais como Pró-Reitoria de Graduação e Processos Seletivos, Áreas de Tecnologia de Informação, Administrativa – contratos e compras e de Gestão de Pessoas.

*Com informações da UFNT. Foto: Arquivo/Sesdufnt

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences