Seção Sindical lança campanha para compra de nova sede das mulheres Munduruku (PA)

Publicado em 25 de Maio de 2021 às 09h22

Sede foi atacada em março deste ano por garimpeiros no Pará. Campanha tem apoio do ANDES-SN

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa-Seção Sindical do ANDES-SN) lançou uma campanha para arrecadar recursos para a compra de uma nova sede da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará.

No dia 25 de março deste ano, garimpeiros e grupos distintos favoráveis à mineração ilegal depredaram a sede da Associação das Mulheres Munduruku e destruíram documentos, móveis e equipamentos, além de produtos indígenas à venda no local. A violência foi uma tentativa de silenciar as mulheres Munduruku, contrárias à mineração ilegal em terras indígenas. O prédio vandalizado é de uso coletivo com outras organizações indígenas antigarimpo.

A campanha para a arrecadação de recursos tem o apoio do ANDES-SN e da CSP-Conlutas, e já arrecadou cerca de R$ 20 mil. Além das entidades, qualquer pessoa pode contribuir. "Qualquer doação é muito importante. Essa é uma luta de todos nós e é parte da defesa da Amazônia, tão agredida nesses anos de avanço do neofascismo", afirma Gilberto Marques, ex-diretor da Adufpa SSind.

Munduruku
O povo Munduruku tem relatado aumento da invasão garimpeira às suas terras desde o início da década passada, quando foram anunciados vários projetos hidrelétricos na região onde vivem. Nos últimos três anos o problema vem se intensificando com o avanço de maquinário pesado, grupos armados e helicóptero suspeito de escoltar os criminosos, que estão avançando em direção a bacias hidrográficas fundamentais para a garantia da vida indígena. O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigações para apurar os ataques praticados contra o povo Munduruku e cobrou providências das autoridades para ações mais efetivas de combate à mineração ilegal na região.

Doações
As doações podem ser feitas na conta bancária da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn. Ao fazer sua doação, envie o comprovante para o Whatsapp (91) 98883-0968 ou para o e-mail: secretaria@adufpa.org.br.

Banco: Bradesco
Agência: 0759-5
Conta Poupança: 38295-7
CNPJ: 30.024387/0001-87

Com informações de Adufpa SSind. e MPF

Leia Também
Mulheres Munduruku e MPF coletam recursos para reconstruir sede atacada por garimpeiros no Pará

 

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences