Semana de Lutas das Iees e Imes tem início na próxima segunda-feira (22)

Atualizado em 22 de Maio de 2023 às 16h49

*matéria publicada originalmente em 18/5

Na próxima segunda-feira (22) tem início a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). A Semana, organizada pelo ANDES-SN, tem como mote central "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais". De 22 a 25 de maio, serão realizadas diversas atividades locais e nacionais, com o objetivo de dar visibilidade à luta da categoria docente.

Reconhecida pelo seu contexto histórico, a Semana de Lutas das Iees e Imes ocorre, geralmente, em maio, mês no qual as Assembleias Legislativas votam as Leis Orçamentárias Anuais dos estados. Além da pressão por mais orçamento para a educação superior pública, as e os docentes têm realizado mobilizações incessantes, nos estados e municípios, por melhores condições de trabalho, reposições e reajustes salariais, concursos públicos e em defesa da autonomia universitária.

 

No primeiro dia da Semana (22) haverá o lançamento do boletim especial da Semana de Lutas "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais", que trará o registro das lutas atuais do Setor, como a greve nas universidades estaduais do Paraná, as mobilizações nas universidades estaduais do Ceará, Bahia, Amapá e Mato Grosso do Sul e, ainda, a greve no setor da Educação Básica no estado do Rio de Janeiro, entre tantas outras.

O Sindicato Nacional divulgará, na terça (23), uma chamada em suas redes sociais para a pesquisa sobre investimento nas Iees/Imes, que será publicada posteriormente.

Já na quarta (24), o ANDES-SN transmite uma live, às 18h, em suas redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter) com o tema "A luta dos e das docentes das Iees e Imes sobre Carreira, Salário e Orçamento". A live contará com a participação de representantes das seções sindicais, que farão informes sobre a situação local. Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, e Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN e da coordenação do Setor das Iees/Imes, mediarão a transmissão.

As e os docentes realizam na quinta (25) o Dia de Mobilizações locais com atividades e debates sobre Carreira, Salário e Orçamento.

Rosineide Freitas, 2ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro e da coordenação nacional do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN, reforçou a importância da participação das e dos docentes nas atividades. A diretora destacou que a Semana de Lutas não atende apenas a uma deliberação das instâncias do Sindicato Nacional, mas também da continuidade à história de mobilização e de luta do Setor das Iees/Imes. 

“É importante destacar que o ANDES-SN atende as demandas do Setor das universidades Estaduais e Municipais, no que se refere à mobilização não só para o nosso setor, mas também para toda base do Sindicato Nacional, que são as lutas dos e das docentes das universidades estaduais e municipais. Também é importante registrarmos que foram essas lutas que garantiram um processo de interiorização do ensino superior, de política de cotas e que garantiram a formação - dialogando com a política pública de educação de ensino superior pública- em todos os estados do Brasil”, disse.

Reunião Ampliada
Para encerrar a Semana de Lutas, está prevista a Reunião Ampliada do Setor das Iees/Imes, em Feira de Santana (BA). O encontro ocorrerá entre os dias 26 e 28 de maio, com debates sobre conjuntura e orçamento, informes sobre as lutas das seções sindicais e oficina para instrumentalizar as seções sindicais a utilizarem a metodologia da pesquisa sobre o orçamento.

“Nessa reunião do setor, que é uma reunião de fôlego, haverá um momento para uma análise de conjuntura, depois as seções sindicais falarão um pouco das suas especificidades e ainda teremos os encaminhamentos para o nosso setor, mas especialmente teremos um olhar acurado sobre atualização do levantamento sobre financiamento nas Iees e Imes. A reunião do Setor vem para fechar a Semana de Lutas e nos municiar para a continuidade da luta”, concluiu.   

Confira a programação da Semana de Lutas:

22/05 – Lançamento do boletim especial Semana de Lutas "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais".

23/05 - Chamada para a pesquisa sobre investimento nas Iees/Imes

24/5 – Live às 18h nas redes socais do ANDES-SN (Facebook, Youtube e Twitter) sobre a "Atualização da luta das universidades Estaduais e Municipais”, com Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, e Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN e da coordenação do Setor das Iees/Imes

25/05 – Dia de Mobilizações locais com atividades e debates sobre Carreira, Salário e Orçamento

26 a 28/05 – Reunião ampliada do Setor das Iees/Imes em Feira de Santana (BA)

 

Saiba mais
Setor das Iees/Imes realizará Semana de Lutas e reunião ampliada no final de maio

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences