Servidores realizam atos contra a reforma administrativa em todo o país

Publicado em 02 de Outubro de 2020 às 16h11
Ato em Rio Branco (AC). Foto: Adufac SSind.

Atos virtuais e presenciais marcaram o Dia Nacional de Lutas contra a reforma administrativa e em defesa dos serviços públicos, nessa quarta-feira (30). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, enviada ao Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro, promove a desestruturação de serviços públicos, em especial aqueles relacionados aos direitos sociais garantidos constitucionalmente à população.

A data foi apontada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e incorporada por sindicatos e centrais sindicais em todo o país. O ANDES-SN é uma das entidades que compõem o Fonasefe e, por meio das suas seções sindicais, envidou esforços para os protestos em defesa dos serviços públicos. Onde foi possível, os atos foram presenciais, e respeitaram o distanciamento social e as orientações das autoridades sanitárias.

Ato em Teresina (PI). Foto: Adufpi SSind.

“A construção do dia 30 mobilizou a categoria dos servidores públicos dos três entes federados e os atos de ontem, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, foram significativos e ocorreram em todo país, indicando que o processo de luta para derrotar a contrarreforma administrativa começou bem e tende a crescer”, avalia o presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves.

Confira algumas das atividades que aconteceram no Dia de Luta contra a reforma administrativa e em defesa dos serviços públicos:

Norte
 

Faixas distribuídas em Maceió (AL). Foto: Adufal SSind.

No Acre, o ato na capital RIO Branco teve inicio pela manhã, na entrada do Parque da Maternidade, em frente ao Terminal Urbano, com a participação de representantes de várias categorias, entre as quais a Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac Seção Sindical do ANDES-SN). Os manifestantes levaram cartazes denunciando as políticas de privatização e desmonte dos serviços públicos do governo Bolsonaro e, também, a “legalização da rachadinha”, o que pode ocorrer se a PEC 32/20 for aprovada.

No Pará, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (Sinduepa SSind.) mobilizou a categoria a participar da manifestação conjunta no bairro São Brás, em Belém. E produziu, ainda, um informativo distribuído para servidoras e servidores da Uepa.

Nordeste
 

Manifestação em Recife (PE). Foto: Aduferpe SSind.

Em Maceió (AL), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Alagoas (Adufal SSind.) colocou diversas faixas na cidade, como forma de protesto contra a reforma Administrativa. A seção sindical promoverá uma live com o tema “Reforma administrativa e o desmonte do serviço público”, no dia 2 de outubro.

Na cidade de Salvador (BA), o ato em defesa do serviço público foi realizado às 14h, em Campo Grande, e houve transmissão ao vivo. Já a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb SSind.) denunciou os males da Reforma nas ruas de Itapetinga, através de carros de som, rádios e pela internet.

Em Recife (PE), a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe SSind) se uniu às centrais sindicais, aos sindicatos e movimentos sociais em defesa do serviço público na manhã de quarta. Nesta quinta (1), a seção sindical também programou uma live sobre a temática "A Reforma Administrativa".

Ato na Candelária (RJ). Foto: Aduff SSind.

Em Aracaju (SE), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs SSind) esteve presente na praça Camerino, com movimentos sociais e organizações populares. A seção sindical denunciou que a proposta de Reforma será um passo rumo à destruição dos serviços públicos.

Sudeste
Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), houve ato às 11h em frente ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). Pela tarde, os docentes das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj SSind.)  e da Federal Fluminense (Aduff SSind.) participaram de ato unificado com outras entidades e movimentos, na praça da Candelária, contra a reforma Administrativa e pela valorização do servidor e do serviço público. Servidores públicos federais, estaduais e municipais saíram em passeata pela avenida Rio Branco, no centro da capital fluminense.

Em Vitória (ES), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes SSind.) participou, junto com mais de 30 entidades, de um ato presencial na Praça Costa Pereira.

Panfletagem em Cuiabá (MT). Foto: Adufmat SSind.

Já em São Paulo (SP), mais de uma dezena de entidades, entre elas as seções sindicais dos docentes das universidades Federal do ABC (Adufabc SSind), Estadual Paulista (Adunesp SSind.), de Campinas (Adunicamp SSind.), de São Paulo (Adusp SSind) e Federal de São Paulo (Adunifesp SSind.)  organizaram em conjunto um ato virtual, para denunciar as reformas administrativas do governador João Dória e do presidente Jair Bolsonaro.

Em Belo Horizonte (MG), a concentração ocorreu na Praça da Estação, 9h, com um ato simbólico e carreata até a Assembleia Legislativa. Em Juiz de Fora (MG), a Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (ApesJF SSind.) também participou, com diversas entidades, de um ato Simbólico às 17h, no calçadão da Rua Halfeld.

Centro-oeste
Em Campo Grande (MS), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Adufms SSind.)  participou de ato pela manhã, na Rua 14 de Julho. A manifestação contou com performance artística do coletivo Teatral Grupo de Risco.

Em Cuiabá (MT), pela manhã a Associação de Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso (Adufmat SSind.) distribuiu panfletos e máscaras a trabalhadores que estavam em três agências da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial - e também para outras pessoas que passavam por ali. Também colocaram carros de som em frente essas agências com spots em defesa dos serviços públicos e contra a Reforma Administrativa. À tarde, foi realizada uma carreata pela cidade com representantes de cerca de 20 entidades de trabalhadores do serviço público federal, municipal e estadual.

Sul
 

Carreata em Santa Maria (RS). Foto: Sedufsm SSind.

Em Porto Alegre (RS), o protesto, organizado pela Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul com apoio dos sindicatos que a integram, foi realizado em frente ao Hospital de Pronto Socorro – escolhido por representar a oferta de 100% de atendimento de saúde pelo SUS. A Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) esteve presente no ato.

Em Pelotas (RS), a agenda unificada teve início às 8h, quando foi protocolada e aprovada por unanimidade, na Câmara de Vereadores, uma Moção de Apoio aos serviços e servidores públicos. Logo após, às 11h, um pequeno grupo de servidores, respeitando as medidas de prevenção ao novo coronavírus, realizou um ato simbólico em frente ao Hospital Escola. Carros de som também circularam pela cidade, informando a população sobre o que realmente está por trás da Reforma Administrativa do governo Bolsonaro/Mourão/Guedes. A Adufpel SSind. realizou, ainda, uma live na noite do dia 30, para discutir as consequências da Reforma Administrativa na vida das pessoas.

Ato em Maringá (PR). Foto: Sesduem SSind.

Em Santa Maria (RS), foi realizada uma carreata, com representantes de diversas entidades sindicais, entre as quais a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm SSind.). Durante todo o trajeto foram colocados áudios que explicavam para a população o porquê de se lutar contra a reforma de Bolsonaro/Mourão e Guedes. Ao invés de extinguir privilégios, a Reforma Administrativa destruirá os serviços públicos e o caráter social do Estado brasileiro, abrindo caminho para privatizações, corrupção e impunidade.

Em Foz do Iguaçu (PR), a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Sesunila SSind.) participou de atos organizados em conjunto com demais entidades sindicais, em três pontos diferentes da cidade, durante toda a quarta feira. Representantes da Sesunila SSind também concederam entrevista para três rádios locais da cidade, demonstrando amplamente como a população em geral e os trabalhadores dos serviços públicos estão sendo atacados pelo governo Bolsonaro.

Em Maringá (PR), a Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem SSind.) participaram junto com demais servidores públicos de ato contra a reforma administrativa do governo federal, em frente à Catedral da Cidade.

Faixa em Guarapuava (PR). Foto: Adunicentro SSind.

Em Guarapuava (PR), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Adunicentro SSind) colocou faixas contra a reforma administrativa espalhadas pela universidade. As seções sindicais do Paraná participaram também de uma live unificada em defesa dos serviços públicos, organizada pelo Fórum de Entidades Sindicais do Paraná.

Além das lives e dos atos presenciais, em todo o Brasil, servidoras e servidores públicos de diversas categorias e também pessoas que lutam contra o desmonte do Estado se engajaram em campanhas e manifestações nas redes sociais contra a Reforma Administrativas e demais ataques dos governos Federal, Estaduais e Municipais aos serviços públicos, que são direito de toda a população.

* Com informações e imagens das Seções SIndicais do ANDES-SN. Foto da capa: Asduerj SSind

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences