Setor das Iees/Imes realizará Semana de Lutas e reunião ampliada no final de maio

Atualizado em 19 de Maio de 2023 às 11h56

*publicada no dia 8 de maio e atualizada para mudança de editoria

Entre os dias 22 a 28 de maio, docentes das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) realizarão a Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN, com o tema: "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais". Durante o período, as ações de mobilização por melhores salários, condições de trabalho e mais recursos serão intensificadas.

De acordo com a diretoria do Sindicato Nacional, o objetivo da ação é discutir e lutar pela recomposição salarial e por orçamento adequado nas universidades estaduais e municipais, além de fortalecer a defesa da educação pública. “Sabemos que, atualmente, as Iees/Imes vêm enfrentando uma série de desafios, tais como a falta de recursos, as dificuldades financeiras, a precarização das condições de trabalho, além da perda salarial decorrente da inflação. Essa situação tem prejudicado o desenvolvimento das atividades acadêmicas, afetando não apenas docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s, mas também o(a)s estudantes e a população”, afirma a circular 109/2022.

Durante a Semana de Lutas, serão realizadas diversas atividades locais e nacionais com o objetivo de dar visibilidade à luta da categoria. “É fundamental que nos mobilizemos e pressionemos as autoridades competentes para que sejam tomadas medidas que garantam a recomposição salarial e o orçamento adequado para as universidades estaduais e municipais”, acrescenta a diretoria do ANDES-SN.

Reunião ampliada
Para encerrar a Semana de Lutas, está prevista a Reunião Ampliada do Setor das Iees/Imes em Feira de Santana (BA). O encontro ocorrerá entre os dias 26 e 28 de maio, com debates sobre conjuntura e orçamento, informes sobre as lutas das seções sindicais e oficina para instrumentalizar as seções sindicais a utilizarem a metodologia da pesquisa sobre o orçamento.

“Esses eventos são deliberações do 41º Congresso e integram o plano de lutas dos setores. Nessa reunião ampliada está prevista uma oficina que tem como objetivo capacitar as pessoas das nossas seções sindicais a estarem explorando e aproveitando melhor os dados da pesquisa sobre financiamento das Iees/Imes do Brasil todo. Estamos finalizando a atualização dessa pesquisa, com o intuito de, nessa oficina, estar fazendo esse trabalho de apresentação e de qualificação, para que nossas seções sindicais possam explorar melhor esses dados”, explica Edmilson da Silva, 1º vice-presidente da Regional Sul e da coordenação do Setor das Iees/Imes.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences