Setor das Ifes tem agenda de mobilização de 11 a 16 de dezembro

Atualizado em 08 de Dezembro de 2023 às 15h01

Para aumentar a pressão junto ao governo federal, as categorias do serviço público realizam uma nova jornada de mobilização, entre os dias 11 e 15 de dezembro. No dia 16, será realizada a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) na sede do ANDES-SN na capital federal.

O ANDES Sindicato Nacional chamou a categoria docente a integrar a semana, com atos nos locais de trabalho. Também convocou a Comissão Nacional de Mobilização para participar das atividades em Brasília (DF). 

No dia 12 (terça-feira), está prevista uma paralisação de duas horas das servidoras e dos servidores públicos federais. A suspensão das atividades foi convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum das Entidades Nacionais das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), com o objetivo de pressionar o governo a apresentar uma proposta concreta de reajuste salarial para o conjunto do funcionalismo federal.

Nessa mesma data (12), entidades do setor da Educação também realizam uma mobilização nacional em defesa do Ensino Médio e contra o relatório do deputado Mendonça Filho (União/PE) e o PL 5230/23 do Novo Ensino Médio (NEM). Nesse dia, está prevista a votação do texto do relator ao PL 5230/23, que propõe alterações no Novo Ensino Médio, mas não revoga o NEM em sua totalidade.

No dia 16, será realizada a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) na sede do ANDES-SN na capital federal. Durante o encontro, representantes das Seções Sindicais e da diretoria do Sindicato Nacional irão avaliar a Campanha Salarial 2024, as deliberações das assembleias e preparar para a próxima reunião com o governo.

A próxima rodada da mesa de negociação acontece em 18 de dezembro. Na última reunião, o governo federal se comprometeu a construir um índice de reajuste salarial. Contudo, não há nada de concreto até o momento, além da falta de verbas para servidoras e servidores federais no projeto da Lei Orçamentária Anual 2024, com votação prevista para 21 de dezembro.  

Confira o chamado do presidente do ANDES-SN:

Agenda:
11 a 15/12 – Semana de Mobilização e atividades nos estados e locais de trabalho em defesa da pauta da Campanha Salarial 2024.
12/12 – Paralisação das 14 às 16 horas
12/12 – Mobilização Nacional em defesa do Ensino Médio
16/12 - Reunião do Setor de Federais do ANDES-SN, na sede nacional.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences