Universidade Estadual de Feira de Santana aprova cotas para pessoas trans

Atualizado em 25 de Outubro de 2019 às 17h35

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia, destinará, no segundo semestre letivo de 2020, a reserva de três sobrevagas para transexuais, travestis ou transgêneros, ciganos e candidatos com deficiência. Duas vagas já eram previstas em resolução anterior para indígenas e quilombolas. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consu), no dia 15 de outubro, que aprovou a nova resolução de cotas da universidade.

Para a Uefs, a nova resolução de reserva de vagas para grupos populacionais historicamente excluídos do acesso ao ensino superior é “uma reafirmação do caráter inclusivo e socialmente responsável da universidade”.

Em julho deste ano, outra universidade baiana aprovou cotas para pessoas trans. A partir do ano que vem, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) disponibilizará vagas para transexuais, travestis, transgêneros, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. Cada grupo contará com 5% das sobrevagas, além das 40% destinadas para negros e 5% para indígenas, que já estavam em vigência. As cotas passarão a valer para todos os processos seletivos de cursos de graduação e de pós-graduação de 2020.

Outras universidades adotam a política de cotas e ações afirmativas para o ingresso de pessoas trans, como as universidades federais da Bahia (Ufba), do ABC Paulista (UFABC) e do Sul da Bahia (UFSB). A UFSB, por exemplo, se tornou a primeira universidade brasileira a abrir um processo seletivo com reserva de vagas para candidatos transexuais, travestis e transgêneros. 

MPF recomenda que Unilab retome processo seletivo

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, na quinta-feira (24), à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) que restabeleça o processo seletivo específico para transgêneros e intersexuais.

Em julho, de forma autoritária, o presidente Jair Bolsonaro cancelou o processo seletivo da Unilab. Na ocasião, a universidade ofertou 120 vagas em 15 cursos de três campi, dois no Ceará e um na Bahia. As vagas destinadas no edital são aquelas que não foram ocupadas em outros processos seletivos.

Na recomendação, o MPF apontou que a autonomia universitária prevista na Constituição Federal garante às instituições de ensino superior a criação de políticas afirmativas de reserva de vagas para grupos que são alvo de preconceito, marginalização ou outro tipo de barreira social que dificulte a participação de seus membros na sociedade em igualdade de condições, como minorias étnicas, sexuais ou pessoas com deficiência, sendo indevida intervenção de outro órgão nesse tema.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences