NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO À AÇÃO DO DEPUTADO DANIEL SILVEIRA CONTRA A COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO À AÇÃO DO DEPUTADO DANIEL SILVEIRA CONTRA A COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Publicado em 18 de Dezembro de 2019 às 10h35

      No último dia 13 de dezembro, em uma sexta-feira, completou-se 51 anos desde a promulgação do conhecido Ato Institucional nº 5 (AI-5), quando a Ditadura Civil-Militar (1964 – 1985) aprofundou suas medidas autoritárias contra o povo brasileiro. Nessa mesma data, marcada pela vergonha da lembrança de um dos períodos mais sombrios da história do Brasil, a comunidade da Universidade Federal Fluminense teve um de seus prédios, localizado no campus Aterrado em Volta Redonda (RJ), invadido pelo Deputado Federal Daniel Silveira (PSL).

       Apesar de lamentável, essa não é a primeira vez que esse Deputado incorre em tais atitudes. Conhecido por quebrar a placa da vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL), o deputado tem repetido esse tipo de atitude, buscando amedrontar e ameaçar profissionais de educação, ciência e tecnologia e lideranças de entidades e movimentos sociais; bem como projetar sua figura em mídias sociais, construindo sua imagem a partir do ódio e da intolerância.

     O ANDES-SN repudia veementemente esse tipo de atitude e se solidariza com a comunidade da UFF, especialmente o(a)s docentes, técnico(a)s-administrativo(a)s e estudantes do campus Aterrado dessa universidade.

      O(A)s docentes do Ensino Superior e este Sindicato Nacional que, junto com demais setores da educação, se levantou em lutas ao longo de 2019,  não deixará de defender a educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade, assim como os direitos sociais e as liberdades democráticas. Atitudes como a do deputado demonstram o compromisso desse, e de seu governo, com uma educação alienante, de pensamento único e absolutamente antidemocrática.

       Dessa forma, o ANDES-SN reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e de livre manifestação, garantidas na Constituição Federal de 1988 e chama as entidades e movimentos comprometidos com a democracia a cercar de solidariedade a comunidade universitária da Universidade Federal Fluminense!

Não nos intimidarão!

Pela Liberdade de Ensinar e de aprender!

 

Brasília (DF), 17 de dezembro de 2019

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences