NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES MACHISTAS E AUTORITÁRIAS CONTRA A PROFESSORA PRISCILA XAVIER SCUDDER – UFMT-RONDONÓPOLIS

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES MACHISTAS E AUTORITÁRIAS CONTRA A PROFESSORA PRISCILA XAVIER SCUDDER – UFMT-RONDONÓPOLIS

Publicado em 27 de Maio de 2022 às 16h51

 

O ANDES-SN, ao longo da sua história, vem lutando em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e, no contexto atual, vem denunciando e atuando no sentido de garantir o direito às liberdades democráticas no âmbito da sociedade brasileira.

Como responsável em agregar e defender a categoria docente, a Diretoria do ANDES-SN não poderia deixar de denunciar e repudiar a agressão sofrida pela Professora Dra. Priscila Xavier Scudder, da Universidade Federal de Rondonópolis e sindicalizada na base da ADUFMAT/SS, Seção Sindical do ANDES-SN.

A agressão ocorreu no momento em que a professora exercia suas atividades docentes, ministrando palestra intitulada “Racismo e saúde mental”, a convite da coordenação do evento “I Semana de Direitos Humanos da Subseção da OAB/MT Rondonópolis”, em 18 de maio de 2022, nas dependências da universidade UNIC.

Nosso repúdio tem por base os objetivos previstos no Estatuto do ANDES-Sindicato Nacional, ao qual a docente é filiada, e que prevê a necessidade de um trabalho sindical voltado à “luta pela democracia e pelos interesses do povo brasileiro” (Art. 5º, VIII). Neste sentido, nosso Sindicato Nacional não admite que uma docente, no exercício das suas funções e cidadã de direito, seja agredida. Na ocasião, o agressor, estudante de Direito, gritou em pé, próximo à professora e à mesa em que esta discursava, interrompendo sua fala e pensamento, impondo seu corpo e gritos na intenção de intimidá-la.

Mais uma vez, assistimos a uma agressão machista e de cunho antidemocrático, que tentou impedir a professora Priscila, uma mulher negra, que possui as qualidades acadêmicas no tema em questão, de exercer seu direito de liberdade de cátedra e de expressão.

O fato ocorrido se caracteriza por violência de gênero e racismo, violando a Constituição Federal de 1988, uma vez que a mesma garante “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação” (Art. 220).

O machismo, a misoginia e o racismo, que querem se impor no cotidiano dos nossos espaços acadêmicos não serão permitidos. Neste sentido, demonstramos nossa solidariedade e apoio à professora Dra. Priscila Xavier Scudder.

 

Ditadura nunca mais!

Pelas Liberdades Democráticas!

Machistas, racistas não passarão!

Não calarão nossa voz!

 

Brasília (DF), 27 de maio de 2022

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences