NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE APOIO À GREVE DO(A)S RESIDENTES DA SAÚDE

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE APOIO À GREVE DO(A)S RESIDENTES DA SAÚDE

Publicado em 11 de Maio de 2021 às 15h13

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE APOIO À GREVE DO(A)S RESIDENTES DA SAÚDE

 

Em um momento de grave crise sanitária em nosso país, quando o papel do governo federal é de total irresponsabilidade diante da covid-19, se faz necessária a articulação de uma imensa força tarefa para combater o vírus, ao tempo em que devem ocorrer procedimentos de saúde pública que possam conter o avanço da pandemia.

Nessa conjuntura de grave situação da vida social, um segmento importante da área de contenção à covid-19, que são o(a)s residentes de saúde por todo o país (centenas de residentes),se encontram trabalhando na linha de frente, estão, nesse momento, sem bolsa-salário, sem vacina e sem nenhum planejamento do Ministério da Saúde para que possam trabalhar e desenvolver suas atividades de aprendizagem.

A bolsa e a bonificação, que são pagas pelo Ministério da Saúde, encontram-se sem o devido pagamento há mais de dois meses. O(A)s residentes trabalham 60 horas semanais e essa é a única fonte de renda que esse(a)s trabalhadore(a)s  têm. A situação é tão dramática que muito(a)s dele(a)s já não têm mais recursos para o deslocamento ao trabalho e para manter as despesas da vida cotidiana.

É importante registrar que esse(a)s residente(a)s também estão sem vacina contra a covid-19, mesmo desenvolvendo suas funções em unidades de saúde, hospitais e UTIs que funcionam em atendimento direto à(o)s pacientes das alas da covid-19. 

A partir dessa situação, constitui-se um movimento de paralisação que também questiona a inatividade da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), responsável por coordenar as residências nacionalmente, que não é convocada desde abril de 2019 o que, portanto, agrava a situação em que se encontram o(a)s trabalhadore(a)s em residência no Brasil. Diante dessa situação, o(a)s residentes entraram em greve nacional, desde o dia 04 de maio e que se estende até hoje, 11 de maio, com a organização diversas mobilizações.

O quadro da residência em saúde no Brasil é muito grave, o(a)s trabalhadore(a)s, em processo de aprendizagem, estão lutando contra os descasos do governo, em particular, o comportamento do governo federal que contribui para o aumento desse processo de precarização e das péssimas condições de trabalho e estudo.

Manifestamos nosso total apoio à luta do(a)s residentes, ao movimento de paralisação em defesa da vida, pelo imediato pagamento das bolsa-salários e por condições dignas de trabalho e estudo. A categoria, no processo do movimento de paralisação, organizou uma pauta que deve ser atendida pelo Ministério da Saúde se quiser, realmente, criar condições para que esse segmento possa dar sua contribuição ao combate da pandemia.

 

 

Brasília(DF), 11 de maio de 2021

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences