NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA AS AÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS DO GOVERNO FEDERAL NA UFFS.

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA AS AÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS DO GOVERNO FEDERAL NA UFFS.

Atualizado em 05 de Setembro de 2019 às 09h59

No dia 30 de agosto de 2019 a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi surpreendida pelo Decreto Presidencial que nomeou para reitor o terceiro colocado da lista tríplice, o professor Marcelo Recktenvald, em irrefutável desrespeito à decisão democrática da universidade, que elegeu o professor Anderson Ribeiro. A nomeação do terceiro colocado no resultado da consulta da UFFS, que obteve apenas 21,4 % dos votos, pelo MEC, é um incontestável ato autoritário e antidemocrático do atual Governo Federal. Nesse sentido, a Diretoria do ANDES-SN repudia a referida nomeação e reafirma veementemente sua postura de defesa intransigente das liberdades democráticas, da Autonomia Universitária e da democracia interna nas Instituições Federais de Ensino!

Repudiamos tal ação e exigimos a nomeação do prof. Anderson Ribeiro a reitor da UFFS, considerando que o mesmo obteve 52,1% dos votos na consulta democrática junto à comunidade universitária, sendo o primeiro indicado da lista tríplice. A sua nomeação é a única forma de acatar a decisão democraticamente construída no Conselho Universitário. Explicitamos, ainda, nosso apoio e solidariedade à(o)s estudantes, docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s dessa universidade.

 

Basta de autoritarismo!

Respeitem a democracia interna das IFES!

 

Brasília (DF), 04 de setembro de 2019

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences