Docentes da Uece protestam contra volta às aulas por ensino remoto

Atualizado em 04 de Setembro de 2020 às 19h02

Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram ato, na quarta-feira (2), contra o início do primeiro semestre de 2020 sem as medidas necessárias para a inclusão digital da comunidade acadêmica. Devido à pandemia da Covid-19, a manifestação reuniu poucas pessoas, todas com máscaras, na entrada do Campus Itaperi, em Fortaleza.

Em agosto, a universidade comunicou que trabalha em uma proposta de "retorno remoto" às aulas para final de setembro ou início de outubro deste ano. A proposta, segundo a instituição, deverá ser encaminhada posteriormente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Uece para deliberação.

A categoria reivindica a atualização do Plano de Atividades Docentes (PAD), a ampliação de bolsas estudantis para discentes de baixa renda não amparados pelo cadastro do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e a disponibilização de infraestrutura tecnológica para este público a fim de garantir plenas condições de participação nas aulas, a exemplo de computadores e pacotes de acesso à internet, entre outros.

"Com a ausência de um plano de medidas que expresse condições adequadas ao trabalho docente e que permita a permanência estudantil, o início do novo semestre aprofundará desigualdades e demarca nítida imposição de uma universidade onde alguns – os mais pobres – ficam para trás", explica Sandra Gadelha, presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece - Seção Sindical do ANDES-SN).

Para Jessica Rebouças, diretora da União Nacional de Estudantes (UNE), a pandemia aprofunda a necessidade por ampliação da política de assistência estudantil, já que "a maior parte dos brasileiros está passando por situação de vulnerabilidade e, com isso, o papel da Uece deve ser amparar e ajudar a combater as desigualdades, e não criá-las", defende.

Ensino remoto e o desmonte do trabalho
O ANDES-SN lançou nesta semana o volume 4 da Cartilha Projeto do Capital para a Educação: O ensino remoto e o desmonte do trabalho. A publicação trata de temas atuais, como a pressão que governos e empresas privadas têm feito para a implementação do ensino remoto nas instituições de ensino superior durante a pandemia da Covid-19, entre outros temas.

Foto capa: Natali Carvalho  
Fonte: Sinduece SSind.
Edição e acréscimo de informações do ANDES-SN

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences