Edição 65 da Revista Universidade e Sociedade é lançada durante Congresso

Publicado em 05 de Fevereiro de 2020 às 13h21
Um número especial sobre a América Latina, editado em outubro de 2019, também foi apresentada à categoria

A edição 65 da revista Universidade e Sociedade foi lançada durante a abertura do 39º Congresso do ANDES-SN. A publicação semestral traz como tema, nesse volume, “Mobilização e Resistência contra os ataques às Universidades Pública, aos Institutos Federais e ao Cefet”. Também foi apresentado aos participantes do encontro um número especial da publicação, editado em outubro de 2019, sobre a Educação Superior na América Latina. 


Segundo Rodrigo Medina, 1º vice-presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN e da editoria executiva da revista, o número 65 cumpre missão histórica de pensar a função social das universidades, dos institutos e Cefet e os motivos que os colocam no centro dos ataques.
“O momento histórico que atravessamos hoje torna ainda mais importante refletir sobre o papel da universidade pública na sociedade brasileira. Ou seja, hoje repensar a universidade na quadra histórica em que se aprofundam os ataques sobre ela, no bojo da contrarreforma do Estado, é pensar fundamentos da própria sociedade como um todo”, explica.


Além de artigos sobre o tema central, a publicação também traz outras reflexões, como texto “Violência estatal e exclusão: os desafios da política de segurança pública no rio de Janeiro”. O artigo de Maciana de Freitas e Souza é uma resenha do livro de Marielle Franco, “UPP – A redução da favela a três letras”, resultado da sua dissertação de mestrado.


Educação na América Latina


Para ampliar e contribuir com o debate sobre a educação pública, gratuita e socialmente referenciada em âmbito internacional, o ANDES-SN elaborou uma edição especial bilíngue, com o tema: Educação Superior na América Latina.


A revista propõe uma reflexão entre os ataques que se apresentam de forma imediata e o projeto que estrutura tais ofensivas e a operacionalização do projeto do Capital para a educação superior na América Latina.


Segundo Ana Maria Estevão, 3ª vice-presidente do Sindicato Nacional e da editoria executiva da revista, a Universidade & Sociedade especial é uma forma de expor a conjuntura de desmonte que a educação superior vem sendo alvo em vários países. "O ANDES-SN construiu essa revista especial para mostrar um pouco da realidade da educação superior na América Latina, a partir das imposições dos organismos internacionais e para possibilitar que a categoria identifique que, os ataques que nós estamos sofrendo no Brasil, fazem parte de um projeto internacional. E, que em alguns países, esse projeto já avançou muito, inclusive com a cobrança de mensalidades, desestruturação da carreira docente e desestruturação do sistema público e gratuito de educação superior. Então, é importante que reconheçamos esse projeto internacional que está sendo imposto na América Latina e que possamos construir formas de resistir para manter o atual sistema público, e melhorá-lo a ponto dele se tornar universal", afirma.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences