III ENE teve início nesta sexta-feira (12), em Brasília (DF)

Atualizado em 15 de Abril de 2019 às 18h10
Antonio Gonçalves durante a abertura do III ENE. 

Encontro ocorre até o dia 14 e reúne estudantes, professores, técnico-administrativos e representantes de movimentos sociais

Começou nesta sexta-feira (12), o III Encontro Nacional de Educação (ENE) na Universidade de Brasília. A mesa de abertura foi composta por entidades que defenderam a educação sob a ótica de um projeto classista e democrático. O evento ocorre até o dia 14 e reúne centenas de estudantes, professores, técnico-administrativos e representantes de movimentos sociais.

Segundo Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, a realização do III ENE impõe uma grande tarefa, que é a de construir um projeto classista para a educação. “O nosso projeto de educação não é compatível com o capitalismo. Não podemos recuar em nosso discurso. O ANDES-SN compreende que a luta se faz com unidade e com envolvimento de todos os segmentos. Por isso, chama a classe para construir o Fórum Sindical Popular e de Juventude para que possamos contribuir na nossa unidade de ação”, disse na abertura do encontro.

Além do presidente do ANDES-SN, compuseram a mesa de abertura Camila Marques, do Sinasefe, Esther Lemos, da Associação brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), Lucelma Braga, da Associação Brasileira de Educadores Marxistas (Abem), Daniela Neves, do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), Toninho Ferreira, da Fasubra, Gabriel Henrici, da Oposição de Esquerda da União Nacional dos Estudantes (UNE), José Júnior, da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Joaninha Oliveira, da CSP-Conlutas, Aline, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) e o professor de sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, Pedro Mara.

Participaram também da abertura duas diretoras de sindicatos combativos na Argentina. Claudia Baigorria, da Federação Nacional dos Docentes e Pesquisadores Universitários da Argentina (Conadu Histórica) e Romina Del Plá, secretária geral do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Educação de Buenos Aires e deputada federal.

A mesa foi coordenada por Elizabeth Barbosa, diretora do ANDES-SN, e Sirlene Maciel, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

III ENE

O III ENE acontece desta sexta (12) até domingo (14), na UnB. No sábado, está programada uma mesa de debates e as discussões nos grupos de trabalho. Domingo acontece a plenária final, com os encaminhamentos do encontro.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences