NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE O ATAQUE A ESCOLAS NO ESPÍRITO SANTO

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE O ATAQUE A ESCOLAS NO ESPÍRITO SANTO

Publicado em 28 de Novembro de 2022 às 11h10

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE O ATAQUE A ESCOLAS NO ESPÍRITO SANTO

 

No dia 25 de novembro (sexta feira), a cidade de Aracruz, no Espírito Santo foi  sacudida em razão do atentado a duas escolas realizado por militante da extrema direita que matou, até o momento, 3 professoras e uma estudante. O jovem, com armas do pai policial militar, usava suástica, símbolo nazista.

É notório que com a ascensão de Bolsonaro, a intolerância política e a política armamentista, se constituíram como combustíveis para o aumento de atentados e todo o tipo de ameaças contra a vida e a democracia. Há um projeto em curso que prima pelo ódio como política, o fascismo como sociedade ideal. O próprio crescimento de células de grupos neonazistas no Brasil expressa esse tempo.

As ações dos grupos de extrema-direita contra a educação e a ciência é um sintoma imediato da própria escolha de Bolsonaro em atacar sistematicamente o(a)s educadore(a)s e o(a)s cientistas, numa espécie de ode à ignorância e ao negacionismo científico.  A derrota eleitoral de Bolsonaro é um passo importante, mas só iremos derrotar estapolítica do ódio com muita mobilização e unidade.

A estudante Selena Sagrillo Zuccolotto (12 anos) e as professoras Maria da Penha de Melo Banhos (48 anos), Cybelle Passos Bezerra Lara (45 anos) e Flávia Amboss Merçon Leonardo (36), essa última colaboradora do Gesta/UFMG – Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais são vítimas de uma política sistemática da extrema-direita brasileira. Há, ainda, 7 vítimas hospitalizadas.

O ANDES-SN se solidariza com o(a)s familiares que perderam entes queridos e reafirma sua posição de se manter na luta para derrotar o bolsonarismo e todas as expressões da extrema direita nas ruas.

Fascistas não passarão!

 

Brasília (28) de novembro de 2022

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences