Covid-19: 82% das cidades não reabrirão escolas em 2020

Atualizado em 15 de Outubro de 2020 às 13h17

Uma consulta realizada em mais de quatro mil cidades brasileiras mostra que 82,1% das prefeituras sinalizaram que não reabrirão as escolas em 2020 por não possuírem condições sanitárias necessárias para retomar  as atividades presenciais nas escolas. O Brasil já ultrapassou a marca dos 5,1 milhões de infectados e mais de 151 mil óbitos decorrentes da Covid-19.

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que os gestores locais afirmaram que para a retomada presencial das aulas é necessário um plano de contingência, que deve ser articulado entre as áreas de Educação e Saúde. Quando a perguntando qual a data para o retorno às aulas, 93,8% dos prefeitos não souberam definir.

Nesse quesito, 2.811 gestores municipais afirmaram que têm os planos de retorno prontos ou em elaboração. Entre esses, a maioria respondeu que planeja adotar medidas para um modelo híbrido de ensino (78,2%), além de um retorno gradual das aulas presenciais (74,7%) e um sistema de rodízio (70,5%) para facilitar o distanciamento social.

Somente em relação à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os estudantes, estima-se que o custo total - incluindo rede municipal e estadual de ensino de todo país - seria de cerca de R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão desse valor referente apenas às instituições municipais.

Além dos EPIs para o restante da comunidade escolar, há ainda outros diversos investimentos necessários para reabertura das escolas, como adaptação da estrutura física (salas de aula, cantinas, bebedouros), aquisição de materiais de limpeza e higiene (álcool, medidor de temperatura), campanhas de prevenção, capacitação e contratação de profissionais para substituir os que estão no grupo de risco.

Cerca de 97,5% dos municípios pesquisados têm realizado atividades pedagógicas não presenciais com os estudantes da Educação Básica - Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O ANDES-SN, desde o início da pandemia da Covid-19, tem se posicionado contra o retorno das aulas presenciais.

Com informações do CNM. Imagem: Pixabay

Saiba Mais
Professores da Educação Básica se mobilizam contra o retorno das aulas presenciais

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences