O ANDES-SN, entidade que representa docentes do ensino superior em todo o país, manifesta sua solidariedade e repúdio aos atos de violência que foram desferidos contra o Prof. Dr. Luis Fernando França no dia 2 de abril, na cidade de Santarém (PA).
Os atos de violência foram perpetrados no final do dia, quando o docente chegava em sua casa, juntamente com seus filhos pequenos, e foi objeto de agressões racistas, físicas e verbais, contendo inclusive ameaça de morte.
O professor é ex-presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (SINDUFOPA) do ANDES-SN e é conhecido por sua defesa de Ações Afirmativas no Ensino Superior e de propostas que buscam a superação do racismo no Brasil, como: o Cursinho Quilombola; o projeto de Afrotecas em diferentes unidades escolares em Santarém; e o projeto KIRIKU, em parceria com o movimento negro e quilombola da região. Entendemos que as agressões sofridas pelo companheiro são, também, ataques aos avanços e conquistas do povo negro e do movimento docente em nosso país em suas lutas por educação pública, liberdades democráticas e reparação histórica aos povos originários e negro em nosso país.
Defendemos que as agressões sejam apuradas com urgência pelas autoridades locais e que o agressor seja devidamente responsabilizado. Nos solidarizamos com o Professor Luis Fernando França e sua família, na expectativa de que tenham sua segurança garantida.
Brasília(DF), 4 de abril de 2024.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional